Dicas básicas para o cuidado do bebê: Amamentação

16:49 Tia Vera 0 Comments

Amamentação
A amamentação é um processo de aprendizado entre mãe e bebê nos primeiros dias de vida. 
É recomendada a amamentação exclusiva por 6 meses, e após esse período deve-se introduzir novos alimentos. 
Mãe e bebê precisam de conforto e tranquilidade nesse momento.
 Procure uma posição confortável, encoste o bebê em seu corpo e apoie a cabeça em seu braço, para facilitar o acesso ao seio. Cuidado: o corpo do bebê não pode ficar na posição horizontal, pois favorece o aparecimento de dores e fissuras.
Depois de escolher a melhor posição, faça um "C" unindo os dedos de uma de suas mãos e o inverta. O polegar deve ficar na porção superior da mama e os outros dedos unidos, na porção inferior. A boca do bebê deve estar alinhada ao mamilo.
Espere o bebê abrir bem a boca e leve-o na direção da mama.
Espere o bebê sugar algumas vezes e solte a mão que apoiava a mama.
O bebê precisa abocanhar a maior parte da aréola. Na pega correta, os lábios devem estar voltados para fora como " boca de peixe". Os músculos da face precisam fazer o movimento de ordenha.
A mamada deve ser livre, ou seja sempre que quiser. No início é recomendável amamentar de 8 a 10 vezes ao dia (em 24 horas). Eles mamam de quinze a vinte minutos em cada seio. Variando em cada criança.
Lembrando que não existe leite fraco, cada mãe tem em seu leite todas as vitaminas necessárias para o desenvolvimento saudável do bebê. 
A ansiedade, estresse, cansaço e dor podem reduzir a produção de leite já que esses fatores jogam no corpo da mulher hormônios que inibem a descida do leite. Se dê o direito de repousar, de não querer receber visitas e de pedir mais empenho do pai em ajudar nos cuidados com o bebê e os afazeres domésticos. 
Se achar que a amamentação materna não está sendo suficiente para seu bebê, procure o auxílio do pediatra, somente ele poderá dizer se o bebê está bem ou não.
O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Não deixe que outra mulher amamente seu filho. 
Amamentar não é tão fácil como parece, não tenha vergonha ou sinta-se frustrada se precisar pedir ajuda.
Pratique esse ato de amor!



Tia Vera Sugere:

0 comentários:

Obrigada por comentar!